Código de Conduta

Prezamos pela confiança, transparência e pelo bem-estar dos colaboradores, clientes e parceiros.

Este código de conduta estabelece padrões éticos e comportamentais que fazem parte da nossa essência e devem ser seguidos por todos os colaboradores da SP METALMECÂNICA e pelas empresas terceirizadas. É um relevante instrumento de governança e traz, de forma clara e didática, a conduta que é esperada no dia a dia de todos. Sua importância é garantir a dignidade e a honradez nas ações profissionais. Qualquer violação será avaliada pela diretoria, que tomará as medidas sensatas para que não tenhamos nossos valores atingidos.

1 - PRINCÍPIOS ÉTICOS

Integridade: esse princípio envolve ser honesto, justo e coerente em todas as suas ações e decisões, seguindo os padrões morais e éticos adequados.

Responsabilidade: refere-se a assumir a responsabilidade por suas ações e decisões, e não culpar outras pessoas ou circunstâncias externas por suas escolhas.

Respeito: todas as pessoas devem ser tratadas com dignidade e respeito, independentemente de suas diferenças, opiniões, raça, faixa etária, convicção política, religião e orientação sexual.

Transparência: é sobre ser honesto, aberto e transparente em suas relações e na comunicação, sem esconder informações relevantes ou enganar os outros.

Profissionalismo: tomar decisões justas e imparciais, sem discriminação ou preconceito e, assim, garantir a equidade em todas as suas ações.

Cuidado: o cuidado ético envolve ser sensível às necessidades dos outros, mostrando empatia, compaixão e preocupação, agindo com diligência e zelo para evitar danos ou prejuízos a terceiros.

2 - ASSÉDIO

O termo "assédio" é utilizado para descrever ações verbais ou físicas com o intuito de humilhar, coagir ou ameaçar pessoas. Essa prática também inclui a criação de um ambiente de trabalho hostil, que pode afetar negativamente o desempenho individual e prejudicar as condições de trabalho de outros colaboradores.

É importante destacar que em nenhuma circunstância toleramos qualquer tipo de assédio, seja sexual, moral ou de qualquer outra natureza. Além disso, não admitimos situações que possam ser consideradas desrespeitosas, intimidadoras ou ameaçadoras no relacionamento entre os colaboradores, independentemente do nível hierárquico.

3 - RELACIONAMENTOS

Relacionamento com o cliente:
Deve seguir os valores e os princípios da SP METALMECÂNICA. Agir em conformidade com a cultura da empresa e se comunicar de forma clara fortalece a credibilidade da marca.

Não é permitido obter vantagens pessoais no relacionamento com os clientes. É necessário manter a privacidade das informações solicitadas e recebidas pelo cliente. A SP METALMECÂNICA também se compromete em respeitar as normas e políticas internas do cliente.

Relacionamento com os fornecedores:
Os fornecedores são muito importantes para o resultado dos nossos negócios. Por isso, eles devem seguir o Código de Conduta para evitar impactos negativos na imagem e reputação da nossa empresa, além de possíveis responsabilidades civis ou criminais.

A SP METALMECÂNICA espera que seus fornecedores cumpram suas obrigações legais, sociais, ambientais, de saúde e segurança e rejeite relacionamento com empresas que tenham as seguintes condutas:

• Envolvimento com utilização de mão de obra infantil, exploração de trabalho escravo ou análogo à escravidão;
• Degradação do meio ambiente e práticas ambientais ilegais;
• Atuar em desacordo com as leis de propriedade intelectual, adquirindo produtos de maneira irregular;
• Envolvimento em corrupção ou que coloquem em risco a reputação e imagem SP METALMECÂNICA;
• Relacionamento com colaboradores que resultem em benefício pessoal.

Todos os contratados, direta ou indiretamente, são considerados parceiros de negócios.

Relacionamento com a imprensa:
É vedado a pessoas não autorizadas realizar contato com a imprensa ou passar alguma informação solicitada por jornalistas em nome da empresa, sob pena de vazamento de informações privilegiadas e apropriação indevida de informações. Os contatos com a imprensa serão promovidos pela diretoria e pelo setor de marketing.

Não se deve oferecer benefícios para jornalistas em troca de cobertura positiva na mídia. A ética profissional exige que essas relações sejam baseadas em informações precisas, relevantes e honestas para que a credibilidade da empresa seja mantida e a confiança dos leitores ou espectadores seja preservada.

Relacionamento com os concorrentes:
A SP METALMECÂNICA é contra qualquer ação que possa limitar o comércio ou a competição livre, especialmente atividades ilegais como a formação de cartéis, fraude em licitações ou abusos de poder.

A empresa assume compromisso total com a obediência às leis de concorrência, trabalhando em conjunto com as autoridades responsáveis e seguindo as leis de concorrência para combater ações anticompetitivas realizadas por terceiros.

Relacionamento com a comunidade e o meio ambiente:
A empresa está comprometida com o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua e mantém canais de diálogo abertos com cada uma delas.

Também está comprometida com a preservação do ecossistema e adota práticas sustentáveis.

Relação com o governo:
O fornecimento de informações a órgãos públicos municipais, estaduais e federais deve ser realizado sempre por escrito, mediante protocolo e com a devida orientação da diretoria jurídica. As informações fornecidas pela empresa devem ser claras e verdadeiras.

É vedado ao colaborador utilizar o nome da SP METALMECÂNICA em questões pessoais relacionadas ao governo.

4 - SAÚDE E SEGURANÇA

A SP METALMECÂNICA prioriza a saúde e a segurança dos colaboradores e parceiros. Todos devem conhecer e seguir as políticas e práticas de segurança.

Cada um é responsável por prevenir acidentes no ambiente de trabalho e cuidar da integridade física das instalações e dos equipamentos técnicos.

Certifique-se de que esteja ciente do procedimento a ser adotado, em caso de uma situação de emergência.

5 - SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

O uso inadequado dos sistemas de TI é proibido porque pode resultar em ataques de vírus e violações da segurança da informação. Além de ser ilegal, usar softwares ou equipamentos eletrônicos piratas pode colocar a segurança do sistema em risco.

Os sistemas eletrônicos, recursos de informática e as redes sociais são para uso profissional. Não está autorizado utilizar nenhum desses meios em horário de produção, nem em qualquer outro horário, para fins pessoais.

É proibido repassar a terceiros, sem autorização da diretoria, informações confidenciais da empresa como negociações, processos internos, preços e lucros, exceto quando solicitados por órgãos governamentais e reguladores, mediante aprovação da área competente.

Colaboradores são proibidos de passar a terceiros informações de clientes e produção.

Caso tenha qualquer dúvida, o colaborador deverá procurar o gestor do seu setor.

6 - CANAIS DE DENÚNCIA

A SP METALMECÂNICA disponibiliza um e-mail para denúncias, reclamações e sugestões. A denúncia deve ser feita quando o denunciante tiver conhecimento de dados concretos, fatos ou comportamentos que se enquadrem em algumas das hipóteses vedadas por esse código de Conduta Ética e Integridade.